Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

1.Consórcio

Quem bens podem ser objeto de contrato?

No caso do Consórcio Nacional Vime, os grupos são constituídos por bens de preços diferenciados, pertencentes à classe de veículos automotores zero quilômetro.

Como são formados os grupos?

Em geral, os grupos têm um total de participantes que seja múltiplo do número de meses de duração do plano para, a partir daí, definir o número de contemplados. No caso do Consórcio Nacional Vime, os grupos têm prazo máximo de até 60 meses, com 120 participantes e duas contemplações mensais por lances e/ou sorteio.

O que é cota?

É o número de identificação de cada participante no grupo. É com ele que o consorciado pode participar dos sorteios.

O que é grupo?

É o conjunto de pessoas físicas ou jurídicas formado com o objetivo de comprar um bem em comum, com base no prazo e no valor do bem.

O que é um consorciado ativo?

É aquele consorciado que está quites com suas obrigações com o grupo. Quem quitou suas prestações e ainda não foi contemplado também é chamado de consorciado ativo.

O que é um consorciado?

Esse é o nome dado a quem participa de um grupo de consórcio devidamente constituído.

É preciso pagar uma entrada para participar do consórcio?

O valor da entrada corresponde ao pagamento da primeira parcela.

Como participar de um grupo de consórcio?

Você pode entrar num grupo em formação, ainda sem a realização de assembleias, em processo de reunião das pessoas; ou num grupo já formado.

O que preciso para adquiri uma cota de consórcio?

Você deve apresentar documentos pessoais (CPF e RG) e comprovante de residência para o recebimento das correspondências. Se houver interesse na aquisição do plano, entre em contato com o representante do Consórcio Nacional Vime mais próximo de você.

Como saber se a empresa é autorizada pelo o Banco Central a funcionar como administrado de consórcio?

O site oficial do Banco Central (http://www.bcb.gov.br/) tem a relação completa das administradoras de consórcio autorizadas. Basta clicar em Sistema Financeiro Nacional, depois em Informações Cadastrais e Contábeis, seguido de Informações Cadastrais, e, por fim, em Relação de Instituições em Funcionamento no País. Outra alternativa é ligar para o BC no número 145, com custo de ligação local.

Quem regulamenta as atividades do sistema do consórcio?

O Banco Central do Brasil, com base na Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008.

O que é uma administradora de consórcio? 

É uma empresa, como o Consórcio Nacional Vime, autorizada pelo Banco Central a formar e administrar grupos de consórcio e responsável por cuidar dos interesses dos consorciados.

 

2.Assembléias e sorteios 

O que são assembléias gerais?

São reuniões mensais dos participantes do grupo para prestação de contas e a realização das contemplações, por sorteio ou lance. Caso haja a necessidade de uma reunião para tratar de assuntos específicos, uma assembleia geral extraordinária é convocada.

Onde são realizadas as assembléias e os sorteios? 

As datas, horários e local das assembleias estão no boleto de cobrança e são realizadas até o quarto dia após o vencimento da parcela. Elas seguem um calendário pré-determinado no demonstrativo mensal que vem junto ao boleto.

 

3.Contemplação

O que é contemplação? 

Este é o momento em que o Consórcio Nacional Vime dá ao cotista o crédito para a compra de seu novo veículo. Ela pode acontecer por sorteio ou lance nas assembleias mensais. Vale lembrar que a contemplação não significa que o consorciado está quites com o pagamento das parcelas por vir.

Como fazer para ser contemplado? 

Por sorteio ou lance vencedor. O sorteio é feito com base na loteria federal. No caso do lance, os consorciados devem fazer suas ofertas nos dias anteriores à assembleia. O de maior percentual de amortização será considerado vencedor. A contemplação por lance ocorre se o valor ofertado, somado ao fundo comum, permitir a compra do veículo.

Como usar o crédito ao ser contemplado?

Ao ser contemplado, o consorciado pode utilizar o valor do crédito previsto em seu contrato para a aquisição de seu carro. Para isso, o cotista deve apresentar a documentação para análise de crédito e as garantias previstas em contrato. Se tudo estiver em ordem, basta indicar qual o modelo e o revendedor onde o carro será adquirido. O consorciado pode também:

– Usar até 10% da carta de crédito para pagar despesas com documentação, seguro, transferências e registro do automóvel;
– Utilizar a carta de crédito para quitar um financiamento de sua própria titularidade, desde que dentro das regras previstas no contrato e com o consentimento da administradora;
– Converter o crédito em espécie 180 dias após a contemplação, desde que todos os débitos com o grupo e a administradora estejam em dia.

O que fazer ao ser contemplado?

O Consórcio Nacional Vime entrará em contato com o consorciado, que será orientado a respeito da documentação necessária para a aprovação e liberação da carta de crédito.

Qual o prazo de pagamento em caso de contemplação por lance?

O cotista responsável pelo lance vencedor tem até cinco dias úteis a partir da data da contemplação para fazer o pagamento. Se isso não acontecer dentro desse período, o lance é automaticamente cancelado.

Quitar as parcelas gera contemplações?

Não. As únicas maneiras de ser contemplado são por meio dos sorteios ou dos lances.

Qual o prazo para a contemplação? 

Não há prazo. A contemplação pode ocorrer da primeira à última assembleia mensal do grupo. Os sorteios dão chances iguais a todos os participantes do grupo.

O Consórcio Nacional Vime comercializa cotas contempladas?

O Consórcio Nacional Vime NÃO comercializa cotas contempladas.

Onde saber os resultados das cotas contempladas?

Os resultados dos sorteios e dos lances livres estarão disponíveis nos canais de atendimento do Consórcio Nacional Vime.

 

4.Contrato

Qual a importância do contrato de participação do grupo de consórcio?

É no contrato que constam todas as regras do consórcio, além dos direitos e obrigações dos consorciados. Esse documento cria um vínculo entre os cotistas e o Consórcio Nacional Vime e tem por objetivo dar condições iguais de acesso ao bem. É importante frisar que o interesse do grupo sempre prevalece sobre o individual.

O que é alienação fiduciária?

É a transferência da posse de um bem (móvel ou imóvel) de um devedor ao credor como garantia do cumprimento de um financiamento ou consórcio. No caso, o devedor transfere ao credor a posse desse bem até que a dívida seja quitada, mas pode continuar usufruindo dele. Caso o devedor não cumpra com suas obrigações, a propriedade passa para o credor, que vai usar o valor da venda desse bem para cobrir o débito.

O que é seguro prestamista?

É um seguro de vida em grupo que assegura a tranquilidade da família e do grupo em caso de sinistro de algum consorciado. Isto é, se acontecer algo com o consorciado que esteja dentro dos critérios de cobertura, a cota será quitada. O seguro cobre casos de morte natural ou acidental, invalidez permanente, e por acidente. Nesta modalidade não há cobertura para desemprego.

O que é autorização de faturamento? 

É o documento emitido pelo Consórcio Nacional Vime que permite a aquisição do veículo pelo consorciado.

O que é saldo devedor? 

É a soma dos valores devidos pelo consorciado ao grupo ou à administradora.

 

5.Investimento

O que é um fundo comum?

É a soma de todas as contribuições mensais feitas pelos consorciados e seus rendimentos, destinado para a compra dos bens pelos contemplados.

O que é um fundo de reserva?

É uma contribuição extra paga pelos consorciados para cobrir algum eventual problema no fundo comum, como a inadimplência de um ou mais cotistas, e garantir a saúde financeira do grupo. Caso sobre algum recurso ao final do plano, esse dinheiro é devolvido proporcionalmente aos consorciados que cumprirem com todas as suas obrigações.

O que é taxa de administração?

É o valor pago pelo consorciado ao Consórcio Nacional Vime pelo serviço de formação, organização e administração do grupo pelo tempo pré-estabelecido em contrato.

Como funcionam os pagamentos?

Todos os meses o consorciado recebe um boleto que pode ser pago em qualquer agência bancária até a data do vencimento. Nesse documento estão também a descrição completa de sua situação no grupo e as datas das assembleias. Por isso, mantenha seu endereço sempre atualizado com o Consórcio Nacional Vime.

Como são compostas as prestações e seus prazos?

As prestações correspondem à soma dos valores do fundo comum, do fundo de reserva, do seguro de vida (se contratado) e da taxa de administração. Quanto ao prazo de pagamento, ele é pré-estabelecido em contrato.

Como é feito o pagamento das parcelas?

Por boleto bancário. É importante ficar atento às datas de vencimento para poder participar dos sorteios.

Posso antecipar o pagamento?

Sim. No Consórcio Nacional Vime, o cotista pode fazer isso pela ordem inversa. Ou seja: pode-se quitar as parcelas da última para a mais próxima da data atual. Antecipar as parcelas, entretanto, não implica na contemplação do bem.

Exemplo: A antecipação de duas parcelas num grupo de 60 meses é feita com a quitação das parcelas de número 60 e 59. Se forem pagas com base no valor vigente na assembleia em que foi feita a antecipação, qualquer reajuste no valor do bem incidirá nas parcelas restantes. A Central de Atendimento do Consórcio Nacional Vime está pronta para oferecer toda a orientação necessária para quem quer antecipar o pagamento das parcelas.

O que acontece em caso de atraso no pagamento?

O consorciado não contemplado que não fizer o pagamento de seu boleto em dia não poderá participar dos sorteios até que regularize a situação. Se o atraso em uma das parcelas chegar a mais de 60 dias, a cota poderá ser cancelada. O consorciado contemplado poderá ter a contemplação cancelada. Se já estiver em posse do veículo e o atraso for superior a 30 dias, a administradora poderá executar as garantias previstas em contrato.

É importante ressaltar que o não recebimento do boleto não desobriga o pagamento da prestação. A data de vencimento é fixa e está prevista em contrato. Se não receber seu boleto, o consorciado deve solicitar a segunda via por meio da Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio Nacional Vime pelo telefone (11) 3371-9100.

Há algum tipo de reajuste nas parcelas?

Só há reajuste no valor das parcelas se houver mudança no preço do veículo por parte da montadora. Isso está previsto em contrato e pode ocorrer tanto para mais quanto para menos, de acordo com a alteração no preço do carro.

Como solicitar a segunda via do boleto bancário?

Basta entrar em contato com a Central de Atendimento do Consórcio Nacional Vime pelo telefone (11) 3371-9100.

É possivel fazer a transferência de cotas?

Para transferir sua cota para outra pessoa, é preciso estar em dia com o pagamento das prestações e ter a autorização expressa do Consórcio Nacional Vime. A solicitação deverá ser feita na Central de Relacionamento, que passará todas as instruções.

 

6.Lances

Como funcionam os sorteios?

Eles são feitos com base no resultado da loteria federal no sorteio imediatamente anterior à assembleia. Os três últimos algarismos do primeiro prêmio da loteria federal, lidos da esquerda para a direita, definirão o consorciado contemplado. Se o número for o de uma cota já contemplada, que não corresponda a um consorciado ou a um consorciado cujos pagamentos não estejam em dia, será considerado o segundo prêmio, seguindo os mesmos critérios. Se até o quinto prêmio não houver um vencedor, a cota contemplada será a que tem o número imediatamente superior à do primeiro prêmio. Se ainda assim não houver contemplação, vale o número imediatamente inferior.

Exemplo: se 1º prêmio da loteria federal for o 27.053, a cota contemplada será a 053. Se até o quinto prêmio não houver uma definição, a cota imediatamente superior é a 054. Se ainda assim não houver contemplação, vale a imediatamente inferior, no caso a 052, e assim sucessivamente.

Como funciona o Lance?

Nessa modalidade de contemplação, o consorciado pode ofertar qualquer valor entre 10% e 40% de sua carta de crédito. Os lances devem ser feitos até o primeiro dia útil imediatamente anterior à data da assembleia. Só quem estiver em dia com seus pagamentos e ainda não tenha sido contemplado pode participar dessa modalidade.

Como fazer para dar um lance?

Os lances podem ser ofertados pela central de atendimento ou pelo e-mail lance@consorciovime.com.br. Para maior tranquilidade e conforto, dê seu lance com 24 horas de antecedência antes da assembleia.

O que acontece se houver empate nos lances?

Em caso de empate nos lances, o desempate será feito por sorteio da maior pedra no dia da assembleia.

Política de Privacidade

COOKIES – O QUE SÃO E COMO SÃO UTILIZADOS

Como utilizamos os cookies

Cookies são arquivos ou informações que podem ser armazenadas em seus dispositivos quando você visita nosso site, para realizar pesquisas ou compras dos produtos ou serviços da CONSÓRCIO VIME. Geralmente, contém o nome do site que o originou, seu tempo de vida e um valor, que é gerado aleatoriamente.

A CONSÓRCIO VIME utiliza cookies para facilitar o uso e adaptar melhor suas páginas aos interesses e às necessidades dos Titulares, bem como para compilar informações sobre a utilização de seus sites e serviços, auxiliando a melhorar suas estruturas e seus conteúdos. Eles também podem ser utilizados para acelerar as suas atividades e experiências futuras em nosso portal.

A qualquer momento, o Titular poderá revogar seu consentimento quanto aos cookies, devendo apagá-los das páginas da CONSÓRCIO VIME, utilizando as configurações de seu navegador de preferência. Para mais informações sobre como proceder em relação à gestão dos cookies nos navegadores:

  1. Internet Explorer: https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies
  2. Mozilla Firefox: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam
  3. Google Chrome: https://support.google.com/accounts/answer/61416?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR
  4. Safari: https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Após o Titular autorizar a utilização, quando do uso das páginas da CONSÓRCIO VIME, será armazenado um cookie em seu dispositivo para lembrá-lo na próxima sessão.

Por fim, lembramos que, caso o Titular não aceite alguns cookies das páginas da CONSÓRCIO VIME, certos serviços poderão não funcionar de maneira ideal.

 

Quais são os meus direitos como titular?

A LGPD garante que você tenha uma série de direitos relacionados aos seus dados. Comprometidos com o cumprimento desses direitos, citaremos como você pode exercê-los junto à CONSÓRCIO VIME. 

  • A revogação do consentimento
  • Acesso aos dados 
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade 
  • Confirmação da existência de tratamento 
  • Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados 
  • Eliminação dos dados tratados 
  • Informação sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento, bem como de ser informado sobre as consequências, em caso de negativa 
  • Obtenção de informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais a CONSÓRCIO VIME compartilhou seus dados 
  • Requisição da portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviços ou produtos
 

FICOU COM DÚVIDA?

A Administradora de Consórcio Nacional Vime, pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ sob o nº 59.999.300/0001-79, com sede na Praça Cap. Vicente Dias, 70, Centro, São José do Rio Pardo, SP, CEP: 13720-000, entende como extremamente relevantes os registros eletrônicos e os dados pessoais deixados por você (“Titular”) na utilização dos diversos sites e serviços (“Serviços”) da CONSÓRCIO VIME, servindo a presente Política de Privacidade ("Política") para regular, de forma simples, transparente e objetiva, quais dados pessoais serão obtidos, assim como quando e de qual forma eles poderão ser utilizados.

A presente política se aplica a serviços relacionados às atividades da CONSÓRCIO VIME, entendendo como tal todas aquelas elencadas no site oficial da CONSÓRCIO VIME, no endereço consorciovime.com.br

A presente política é voltada a clientes da CONSÓRCIO VIME e ao público em geral, e engloba, de maneira básica, as formas nas quais tratamos os dados pessoais dessas pessoas.

Em caso de dúvidas adicionais ou requisições, por favor, entre em contato com nosso suporte: lgpd@consorciovime.com.br

Para ilustrar melhor a forma como realizamos o tratamento de dados, apresentamos um resumo de nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais (“Política”):

AGENTE DE TRATAMENTO - CONSÓRCIO VIME
PAPEL DO TRATAMENTO - Predominantemente Controladora
 

FINALIDADES

Os dados pessoais coletados são utilizados para melhorar ou criar novos produtos e serviços aos clientes e parceiros da CONSÓRCIO VIME, viabilizando uma interação dinâmica e transparente entre o titular dos dados e a operadora, para realizar pesquisas relacionadas às suas atividades - mediante o consentimento do titular – ou para interesse legítimo da CONSÓRCIO VIME, sem prejudicar os interesses, direitos e liberdades fundamentais do titular.

Os dados serão utilizados pela CONSÓRCIO VIME para que possa criar um relacionamento mais próximo com seu cliente e parceiro, demonstrando através de seus comunicados, os trabalhos por ela desenvolvida para geração de negócios entre o titular e a CONSÓRCIO VIME.

BASE LEGAL – Artigo 7º, incisos I, V, IX e X da LGPD

Esta política poderá ser atualizada, a qualquer tempo, pela CONSÓRCIO VIME mediante aviso no site.