Facilitamos para você

Escolha seu carro ou sua moto

Veja o que cabe no seu bolso

Dúvidas Frequentes

Se suas dúvidas não foram esclarecidas nesta seção, entre em contato com nossa Central de Relacionamento. Será um prazer atendê-lo!

No caso do Consórcio Nacional Vime, os grupos são constituídos por bens de preços diferenciados, pertencentes à classe de veículos automotores zero quilômetro.
Em geral, os grupos têm um total de participantes que seja múltiplo do número de meses de duração do plano para, a partir daí, definir o número de contemplados. No caso do Consórcio Nacional Vime, os grupos têm prazo máximo de até 60 meses, com 120 participantes e duas contemplações mensais por lances e/ou sorteio.
É o número de identificação de cada participante no grupo. É com ele que o consorciado pode participar dos sorteios.
É o conjunto de pessoas físicas ou jurídicas formado com o objetivo de comprar um bem em comum, com base no prazo e no valor do bem.
É aquele consorciado que está quites com suas obrigações com o grupo. Quem quitou suas prestações e ainda não foi contemplado também é chamado de consorciado ativo.
Esse é o nome dado a quem participa de um grupo de consórcio devidamente constituído.
O valor da entrada corresponde ao pagamento da primeira parcela.
Você pode entrar num grupo em formação, ainda sem a realização de assembleias, em processo de reunião das pessoas; ou num grupo já formado.
Você deve apresentar documentos pessoais (CPF e RG) e comprovante de residência para o recebimento das correspondências. Se houver interesse na aquisição do plano, entre em contato com o representante do Consórcio Nacional Vime mais próximo de você.
O site oficial do Banco Central (http://www.bcb.gov.br/) tem a relação completa das administradoras de consórcio autorizadas. Basta clicar em Sistema Financeiro Nacional, depois em Informações Cadastrais e Contábeis, seguido de Informações Cadastrais, e, por fim, em Relação de Instituições em Funcionamento no País. Outra alternativa é ligar para o BC no número 145, com custo de ligação local.
O Banco Central do Brasil, com base na Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008.
É uma empresa, como o Consórcio Nacional Vime, autorizada pelo Banco Central a formar e administrar grupos de consórcio e responsável por cuidar dos interesses dos consorciados.
São reuniões mensais dos participantes do grupo para prestação de contas e a realização das contemplações, por sorteio ou lance. Caso haja a necessidade de uma reunião para tratar de assuntos específicos, uma assembleia geral extraordinária é convocada.
As datas, horários e local das assembleias estão no boleto de cobrança e são realizadas até o quarto dia após o vencimento da parcela. Elas seguem um calendário pré-determinado no demonstrativo mensal que vem junto ao boleto.
Este é o momento em que o Consórcio Nacional Vime dá ao cotista o crédito para a compra de seu novo veículo. Ela pode acontecer por sorteio ou lance nas assembleias mensais. Vale lembrar que a contemplação não significa que o consorciado está quites com o pagamento das parcelas por vir.
Por sorteio ou lance vencedor. O sorteio é feito com base na loteria federal. No caso do lance, os consorciados devem fazer suas ofertas nos dias anteriores à assembleia. O de maior percentual de amortização será considerado vencedor. A contemplação por lance ocorre se o valor ofertado, somado ao fundo comum, permitir a compra do veículo.

Ao ser contemplado, o consorciado pode utilizar o valor do crédito previsto em seu contrato para a aquisição de seu carro. Para isso, o cotista deve apresentar a documentação para análise de crédito e as garantias previstas em contrato. Se tudo estiver em ordem, basta indicar qual o modelo e o revendedor onde o carro será adquirido. O consorciado pode também:

– Usar até 10% da carta de crédito para pagar despesas com documentação, seguro, transferências e registro do automóvel;
– Utilizar a carta de crédito para quitar um financiamento de sua própria titularidade, desde que dentro das regras previstas no contrato e com o consentimento da administradora;
– Converter o crédito em espécie 180 dias após a contemplação, desde que todos os débitos com o grupo e a administradora estejam em dia.

O Consórcio Nacional Vime entrará em contato com o consorciado, que será orientado a respeito da documentação necessária para a aprovação e liberação da carta de crédito.
O cotista responsável pelo lance vencedor tem até cinco dias úteis a partir da data da contemplação para fazer o pagamento. Se isso não acontecer dentro desse período, o lance é automaticamente cancelado.
Não. As únicas maneiras de ser contemplado são por meio dos sorteios ou dos lances.
Não há prazo. A contemplação pode ocorrer da primeira à última assembleia mensal do grupo. Os sorteios dão chances iguais a todos os participantes do grupo.
O Consórcio Nacional Vime NÃO comercializa cotas contempladas.
Os resultados dos sorteios e dos lances livres estarão disponíveis nos canais de atendimento do Consórcio Nacional Vime.
É no contrato que constam todas as regras do consórcio, além dos direitos e obrigações dos consorciados. Esse documento cria um vínculo entre os cotistas e o Consórcio Nacional Vime e tem por objetivo dar condições iguais de acesso ao bem. É importante frisar que o interesse do grupo sempre prevalece sobre o individual.
É a transferência da posse de um bem (móvel ou imóvel) de um devedor ao credor como garantia do cumprimento de um financiamento ou consórcio. No caso, o devedor transfere ao credor a posse desse bem até que a dívida seja quitada, mas pode continuar usufruindo dele. Caso o devedor não cumpra com suas obrigações, a propriedade passa para o credor, que vai usar o valor da venda desse bem para cobrir o débito.
É um seguro de vida em grupo que assegura a tranquilidade da família e do grupo em caso de sinistro de algum consorciado. Isto é, se acontecer algo com o consorciado que esteja dentro dos critérios de cobertura, a cota será quitada. O seguro cobre casos de morte natural ou acidental, invalidez permanente, e por acidente. Nesta modalidade não há cobertura para desemprego.
É o documento emitido pelo Consórcio Nacional Vime que permite a aquisição do veículo pelo consorciado.
É a soma dos valores devidos pelo consorciado ao grupo ou à administradora.
É a soma de todas as contribuições mensais feitas pelos consorciados e seus rendimentos, destinado para a compra dos bens pelos contemplados.
É uma contribuição extra paga pelos consorciados para cobrir algum eventual problema no fundo comum, como a inadimplência de um ou mais cotistas, e garantir a saúde financeira do grupo. Caso sobre algum recurso ao final do plano, esse dinheiro é devolvido proporcionalmente aos consorciados que cumprirem com todas as suas obrigações.
É o valor pago pelo consorciado ao Consórcio Nacional Vime pelo serviço de formação, organização e administração do grupo pelo tempo pré-estabelecido em contrato.
Todos os meses o consorciado recebe um boleto que pode ser pago em qualquer agência bancária até a data do vencimento. Nesse documento estão também a descrição completa de sua situação no grupo e as datas das assembleias. Por isso, mantenha seu endereço sempre atualizado com o Consórcio Nacional Vime.
As prestações correspondem à soma dos valores do fundo comum, do fundo de reserva, do seguro de vida (se contratado) e da taxa de administração. Quanto ao prazo de pagamento, ele é pré-estabelecido em contrato.
Por boleto bancário. É importante ficar atento às datas de vencimento para poder participar dos sorteios.

Sim. No Consórcio Nacional Vime, o cotista pode fazer isso pela ordem inversa. Ou seja: pode-se quitar as parcelas da última para a mais próxima da data atual. Antecipar as parcelas, entretanto, não implica na contemplação do bem.

Exemplo: A antecipação de duas parcelas num grupo de 60 meses é feita com a quitação das parcelas de número 60 e 59. Se forem pagas com base no valor vigente na assembleia em que foi feita a antecipação, qualquer reajuste no valor do bem incidirá nas parcelas restantes. A Central de Atendimento do Consórcio Nacional Vime está pronta para oferecer toda a orientação necessária para quem quer antecipar o pagamento das parcelas.

O consorciado não contemplado que não fizer o pagamento de seu boleto em dia não poderá participar dos sorteios até que regularize a situação. Se o atraso em uma das parcelas chegar a mais de 60 dias, a cota poderá ser cancelada. O consorciado contemplado poderá ter a contemplação cancelada. Se já estiver em posse do veículo e o atraso for superior a 30 dias, a administradora poderá executar as garantias previstas em contrato.

É importante ressaltar que o não recebimento do boleto não desobriga o pagamento da prestação. A data de vencimento é fixa e está prevista em contrato. Se não receber seu boleto, o consorciado deve solicitar a segunda via por meio da Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio Nacional Vime pelo telefone (11) 3371-9100.
Só há reajuste no valor das parcelas se houver mudança no preço do veículo por parte da montadora. Isso está previsto em contrato e pode ocorrer tanto para mais quanto para menos, de acordo com a alteração no preço do carro.
Basta entrar em contato com a Central de Atendimento do Consórcio Nacional Vime pelo telefone (11) 3371-9100.
Para transferir sua cota para outra pessoa, é preciso estar em dia com o pagamento das prestações e ter a autorização expressa do Consórcio Nacional Vime. A solicitação deverá ser feita na Central de Relacionamento, que passará todas as instruções.

Eles são feitos com base no resultado da loteria federal no sorteio imediatamente anterior à assembleia. Os três últimos algarismos do primeiro prêmio da loteria federal, lidos da esquerda para a direita, definirão o consorciado contemplado. Se o número for o de uma cota já contemplada, que não corresponda a um consorciado ou a um consorciado cujos pagamentos não estejam em dia, será considerado o segundo prêmio, seguindo os mesmos critérios. Se até o quinto prêmio não houver um vencedor, a cota contemplada será a que tem o número imediatamente superior à do primeiro prêmio. Se ainda assim não houver contemplação, vale o número imediatamente inferior.

Exemplo: se 1º prêmio da loteria federal for o 27.053, a cota contemplada será a 053. Se até o quinto prêmio não houver uma definição, a cota imediatamente superior é a 054. Se ainda assim não houver contemplação, vale a imediatamente inferior, no caso a 052, e assim sucessivamente.

Nessa modalidade de contemplação, o consorciado pode ofertar qualquer valor entre 10% e 40% de sua carta de crédito. Os lances devem ser feitos até o primeiro dia útil imediatamente anterior à data da assembleia. Só quem estiver em dia com seus pagamentos e ainda não tenha sido contemplado pode participar dessa modalidade.
Os lances podem ser ofertados pela central de atendimento ou pelo e-mail lance@consorciovime.com.br. Para maior tranquilidade e conforto, dê seu lance com 24 horas de antecedência antes da assembleia.

Em caso de empate nos lances, o desempate será feito por sorteio da maior pedra no dia da assembleia.